sw280497 Reims, França
top of page

Reims, França

Atualizado: 12 de nov. de 2021


Uma cidade no nordeste da França, na histórica região de Champanhe-Ardenas. É a capital da região vinícola de Champagne. Muitas das famosas casas de champanhe locais oferecem degustações e excursões pelas adegas.

Situada a apenas 130 km de Paris. O lugar também é conhecido como cidade das coroações dos reis.

Considerada o principal centro de produção agrícola francês, Reims é um destino turístico bastante agradável, principalmente para quem é apaixonado por história e pela natureza, e deseja fugir da agitação da cidade grande com direito a um passeio guiado nas lendárias caves subterrâneas.

Reims é detentora do prêmio Ville Fleurie, em reconhecimento à qualidade de vida oferecida não apenas para seus moradores, como também para os seus visitantes.


Pontos turísticos:

Catedral Gótica de Reims:

Todo roteiro na cidade começa pela maravilhosa Catedral de Notre Dame de Reims, a principal atração no centro da cidade.

O encantamento começa na fachada, ornada com milhares de estátuas de santos e profetas. Dizem que essa é a igreja com o maior número de estátuas do mundo. E quem duvida?

Chegue mais perto, perceba as expressões. Chegue ainda mais perto, veja as imperfeições. A catedral de Reims sofreu terrivelmente os efeitos dos bombardeios na cidade durante a I Guerra Mundial. Desde então, vem passando por um longo processo de restauração. Parte dos detalhes e estátuas já foi reconstruído, outra grande parte ainda carrega as marcas da guerra.

De todos os (infinitos) detalhes que você pode admirar antes mesmo de entrar na igreja, não deixe de procurar pelo L’Ange au Sourire, ou o ‘anjo sorridente’ na entrada principal. A estátua medieval “perdeu a cabeça” na primeira guerra. Por anos, foi considerado o símbolo da destruição da arte francesa pelos alemães. Hoje restaurada, é o orgulho da cidade.


Gastronomia de Reims:

Nem só de champagne vive a cidade de Reims. Há algumas iguarias tradicionais que você precisa provar quando visitar a cidade.

Pra começar, o mais que tradicional biscoito de champagne – na versão original! A casa de biscoitos Fossier produz o tradicional ‘biscoito rosa de Reims’ desde 1691. Os locais dizem que ele deve ser degustado mergulhando numa taça de champagne – eles não quebram quando umedecidos.

Visitar uma casa de champanhe:

Se a cidade de Reims é conhecida em todo o mundo, não é apenas pela sua magnífica catedral: como você certamente sabe, é também um importante local de enoturismo. A segunda grande atração da cidade é, sem dúvida, a visita de uma das melhores casas de champanhe. As caves de calcário (chamadas “crayères” em francês), onde as garrafas de champanhe são estocadas. Sua temperatura constante de 10 ° C durante todo o ano torna o local ideal para abrigar as adegas de champanhe. Entre as grandes vinhas para ver: Veuve Clicquot-Ponsardin, Taittinger, Pommery.

O Palácio de Tau:

localizado ao lado da Catedral e também listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, já foi residência dos Arcebispos de Reims. Hoje em dia, é um museu e o local de exposições do tesouro da Catedral de Reims. Você encontrará principalmente objetos que foram usados nas coroações dos reis,

entre eles:

- A “Ampola Sagrada” (“Sainte Ampoule”), usada em todos os títulos desde Clovis;

- O talismã de Carlos Magno;

- O casaco usado na coroação de Charles X;

- O cálice de Saint-Remi;

Gostou das dicas?

Em outubro de 2019 o Smart Way através da professora Márcia Maciel acompanhou um grupo de alunos a Reims. Entre os pontos que marcaram a nossa viagem, 9qalém da significativa experiência com o idioma foram: um jantar tipico francês no nosso apartamento, cuidadosamente preparado por chef local, visita em vinícolas familiares e a Notredame em Reims, o café da manhã na patesserie l'Opera, o almoço no Harold, e caminhar na avenida de Champagne em Epernay onde visitamos Moet Chandon e Mercier. Definitivamente esta região é um dos nossos destinos favoritos para o estudo da língua francesa e da charmosa cultura francesa

Imagens do nosso grupo em Reims:

Para entender da diferença entre Champagne e espumante leia o nosso blog: https://www.smartwaycenter.com/post/champanhe-ou-espumante

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page