sw280497 Champagne ou Espumante?
top of page

Espumante ou Champagne?



“Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne”. Disse meu caro amigo Marc Lora que em uma viagem à Itália nos agraciou com um curso sobre esta bebida a qual usamos para brindar nos momentos mais especiais das nossas vidas.

O espumante, nada mais é do que um vinho que passa por uma segunda fermentação, que pode acontecer em grandes cubas de aço inox ou na própria garrafa. A primeira fermentação, a alcoólica que transforma o açúcar natural da uva em álcool, é comum para todos os tipos de vinhos. Já a segunda fermentação, é realizada com o intuito de adquirir a efervescência, resultando na espuma e nas bolhinhas, que são muito apreciadas neste estilo de vinho.

Os espumantes são produzidos em diversos países e através de diferentes processos, como o Champenoise (ou Tradicional), Charmat e Asti.

O champanhe é o espumante produzido na região de Champagne-Ardenne. Foi próximo a Épernay e a Reims, as principais cidades da região, no povoado de Hautvillers que os monges Dom Pérignon e Dom Ruinart se esforçaram muito para domar os vinhos que fermentavem novamente nas garrafas, fazendo-as explodir.

Reims e Epernay, 25km uma da outra, foram as cidades que escolhemos para a imersão com os alunos do francês em outubro de 2019. Muitas das famosas casas de champagne locais oferecem degustações e excursões pelas adegas. Rotas românticas que lhe farão saborear vinhos únicos e típicos dignos de sua fama, além da harmoniosa arquitetura e faxadas renacimentistas. Pontos que marcaram a nossa viagem foi um jantar tipico francês no nosso apartamento, cuidadosamente preparado por chef local, visita em vinícolas familiares e a Notredame em Reims, o café da manhã na patesserie l'Opera, o almoço no Harold, e caminhar na avenida de Champagne em Epernay onde visitamos Moet Chandon e Mercier. Definitivamente esta região é um dos nossos destinos favoritos para o estudo da língua e da charmosa cultura francesa.

Algumas fotos dos nossos amigos que foram nossos parceiros nesta saborosa experiência.


Visitação a Cavas de champagne em Reims

Degustação de queijos comprados pelo grupo

Visitação a Epernay

Catedral de Reims


100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page