sw280497 Porque muitos não aprendem inglês?
top of page

Porque muitos não aprendem inglês?


Hoje em dia, o inglês é essencial porque a globalização o tornou uma língua internacional, essencial para estudos, viagens, e negócios.

Como professora de línguas não saberia enumerar quantas vezes ouvi: "Gosto de espanhol, italiano, francês, mas vou começar pelo inglês porque preciso...." Bem, amigo leitor, percebe o que está errado aqui? Não há uma língua essencial, se não aquela que lhe faz vibrar a alma, a aquisição da linguagem ocorre quando nos faz sentir sentimentos positivos, familiares, maternais, o resto é memorização de vocabolos, uma aprendizagem mecânica sem aquisição propriamente dita. Para melhor ilustrar, elenco uma das frases que dão um prognóstico deste caso: "Nunca vou aprender inglês, já iniciei vários cursos, quero concluir logo esta etapa".

Então, se o aluno não é portador de alguma doença mental que fisicamente danifique as suas capacidades linguísticas, irá sempre adquirir um idioma, e o fato de não conseguir concluir talvez seja por estar investindo na língua errada para si, não sente prazer, intimamente não é útil, e por tanto lhe falta motivação e torna o processo de aquisição mecânico e sofrido.

Também podemos refletir sobre o fato do inglês ser a língua de prestigio atualmente, nos sentimos impostos a ela, o que faz com que nos afastemos da maior motivação que o estudo de um idioma pode ter, a sua cultura: filmes, gastronomia, música, etc.

Se mudarmos o foco da imposição e observarmos que somos expostos naturalmente ao inglès, por exemplo, as palavras inglesas adotadas na língua portuguesa: Jeans, shopping center, pet shop, lan house, pit stop, pen drive, notebook, laptop, internet, site, windows, word, download, drive through, etc.

E uma mudança de atitude: Por exemplo, ao invés de dizer "Perdi essa oportunidade porque não sei inglês." Diga "Alguém conseguiu a vaga porque estudou, vou estudar também." E pense na possibilidade em dedicar o primeiro ano de estudo à cultura que realmente gostaria de experenciar os seus sentidos através dos seus sabores e conteúdos culturais, para depois começar o inglês.

Uma dica, se você pudesse viajar agora, para onde iria? Qual língua é a oficial deste país? Comece seu estudo por ela, garanto que motivação não vai lhe faltar.

Então por qual língua você vai começar a desenvolver suas capacidades línguisticas?


Vem pro Smart Way. Método único de ensino!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page