sw280497 Dicas de como estudar línguas sozinho?
top of page

Dicas de como estudar línguas sozinho?

Estudar uma língua estrangeira é descobrir um universal mental inimaginável, é experimentar diferentes sentidos, é entender que podemos ser e somos seres em evolução.

O importante em todo estudo é a rotina. No caso da aquisição da linguagem, estudos apontam que é mais eficiente estudar 10 minutos por dia todos os dias do que 3 horas a cada 15 dias.

Como ter pelo menos 10 minutos por dia de contato? Através das motivações visual, auditiva, e audiovisual.

- Motivação visual com filmes, seriados, documentários, etc: Para alunos iniciantes, colocar a legenda na língua a ser estudada, e o áudio na língua materna, objetivo desta atividade é leitura e aquisição de novo vocabulário. Para alunos intermediários, tanto legenda quando áudio na língua estudada, objetivo desta atividade, além da leitura e aquisição de novo vocabulário, reforço da memória auditiva, essencial para a habilidade de escuta. Para alunos avançados, idem ao intermediário, ou sem legenda para a hiper motivação da memória auditiva.

- Motivação auditiva com podcasts e músicas: As motivações somente auditivas são ótimas para deixar tocar naturalmente durante as atividades cotidianas, tais como cozinhar, limpara a casa, tomar banho, dirigir. Elas são importantes para que a língua estrangeira, ou segunda língua, façam parta da rotina de forma natural. Como se o cérebro precisasse compreender que agora você processará mais de um código, e para que isso aconteça a exposição implícita a este código é essencial. Duas boas sugestões para este input são: Spotify, Deezer e audiobooks.

- Motivação audiovisual com apps: Já pensou em utilizar aplicativos de celular por pelo menos 10 minutos por dia? São eficientes e práticos para quem quer ter pelo menos 10 minutos por dia de contato. Abaixo seguem algumas sugestões.

1- Mosalingua

Com o método de repetição espaçada (SRS -Spaced Repetition System), o estudante aprende o idioma por meio da memorização de frases e expressões curtas. Segundo o aplicativo, bastarão 10 minutos diários para notar o aprendizado, sendo indicado para quem pretende estudar rapidamente e sem gastar dinheiro algum. Além disso, o app possui flashcards, arquivos de áudio com pronúncia em italiano, diálogos no idioma, jogos e bônus motivacionais, conteúdos que mudam de acordo com seu nível de conhecimento. O uso é simples e você tem um monitoramento do aprendizado por meio de revisões, dicas de otimização e exercícios.

2- Duolingo

Esse app foi considerado um dos melhores por estudantes e professores de idiomas, já que oferece a oportunidade de aprender a nova língua brincando, por meio de jogos que mudam de fase à medida que você completa as etapas. Com Duolingo, você aprenderá a falar, escrever, ler e ouvir. Terá também lições gramaticais começando com verbos, frases e sentenças básicas. Existe ainda a possibilidade de treinar conversação com outros estudantes em eventos criados pela comunidade Duolingo. Porém devido a repetição de sequência dos exercícios se torna previsível ao longo do tempo, o que pode ser desmotivante para alguns.

3 - Na ponta da língua

Esse aplicativo é um produto da Reader’s Digest Brasil, disponível somente para IOS e totalmente gratuito. Na ponta da língua é um guia de conversação, no qual você pode treinar de acordo com os seguintes temas: viagens, fora de casa, fazendo compras, serviços e situações e relações sociais. É possível o compartilhamento familiar para até 6 pessoas, cada uma em seu próprio aparelho e, além do italiano, há a possibilidade aprender mais 5 línguas com esse app. Contudo, como ponto fraco, o aplicativo não possui áudios com as pronúncias.

4 - Babbel

O app possui os níveis iniciante, intermediário e avançado e traz lições gramaticais, jogos, revisões, atividades de pronúncia e sincronização com outros aparelhos (celular, tablet e desktop). O curso é baseado em situações reais e as lições são elaboradas por linguistas nativos experientes. Contudo, apenas as primeiras tarefas são gratuitas. Para continuar, é necessário pagar.

5 – ItaliAmo

Realizado pelo governo italiano, esse aplicativo é gratuito e está disponível para Android e IOS, trazendo lições iniciais sobre a cultura e o idioma da Itália. À medida que completa as tarefas, o estudante, acompanhado por Leo e Lisa, representando Leonardo da Vinci e Monalisa, vai conhecendo os principais pontos turísticos e o patrimônio histórico, cultural e artístico da Itália.

6 - Metalenguage: Aprenda Italiano, Inglês, Japonês, Espanhol, árabe...

Esse aplicativo está disponível gratuitamente para Android e é mais indicado para quem pretende aprender o idioma de maneira rápida, para usar em viagens, por exemplo. É muito básico, somente vocabulário. O app pode ser usado no modo offline e as traduções apresentadas pelo aplicativo são feitas por falantes nativos. Porém caso o aluno queira avançar, deverá contratar o serviço a pagamento.

7 - Luvlingua: Aprenda Italiano, Inglês, Japonês, francês, coreano...

Esse app chama atenção por ser bem colorido, sugerindo uma maneira mais divertida de aprender a línguas. Nos diferentes níveis, iniciante, intermediário e avançado, você poderá interagir com jogos, estudar gramática e treinar a pronúncia. O app também funciona no modo offline.

8 - AsiEdu: Aprenda Italiano, Inglês, estoniano, grego, alemão...

Esse aplicativo é gratuito para Android. É uma espécie de dicionário de bolso, de fácil consulta sobre situações como ambiente de trabalho, locais de diversão, comércio, estações de ônibus e lugares turísticos. O aplicativo também traz a possibilidade de você gravar sua voz para verificar como está sua pronúncia e as palavras apresentadas estarão sempre contextualizadas em frases. Você ainda pode criar uma lista de expressões favoritas, o que facilita a consulta em momentos de pressa.

9 - Aprenda Italiano com música

Você gosta de música? Gostaria de saber cantar uma música em italiano sem errar? Então esse aplicativo, gratuito para Android, é ideal para você! Utilizar diversão e emoção é uma das maneiras mais eficientes de se aprender um idioma. A música ajudará a memorizar o vocabulário e a melhorar a pronúncia. Por meio do app, também é possível traduzir palavras e sentenças e salvar suas letras preferidas. Você pode aprender com este app e usar as mesmas técnicas em outra língua de seu interesse.

10 – Como aprender Português fácil (inglês, francês, alemão, espanhol)

Este app é somente para alunos básicos, a versão gratuita oferece exercícios de pronuncia e repetição, a paga oferece uma proposta de leitura e jogos de desafio. Com este app você pode treinar de acordo com os seguintes temas: alfabeto, números, cores, verbos, comida, verduras, frutas, bebidas e doces, meios de transporte.

176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page