sw280497 Vai uma Tarte Tatin?
top of page

Vai uma Tarte Tatin?

A “Tarte Tatin" (lê-se "tatan") é uma “tarte” de maças típica francesa. Ela tem sua origem no final do século XIX em um hotel-restaurante no centro da França, na Sologne. Conta a lenda que as irmãs francesas Stéphanie e Caroline Tatin a inventaram acidentalmente. Se foi acidente ou não, tanto faz: ela é uma delícia.


Onde comer Tarte Tatin?

Eu diria que o melhor lugar para comê-la seria no próprio restaurante onde foi genialmente criada, pelo fator histórico. Mas se você quer comer um prato típico francês, imagine a seguinte situação, primavera, o sol que ilumina um céu azul, você caminhando em Paris, senta-se em um charmoso bistrô e pede uma “tarte tatin”, é perfeito não é mesmo? Tudo que trabalhar os seus sentidos na cultura estudada, tato, olfato, visão, paladar, cria o ambiente ideal de estudo. Porém existe algumas indicações classificadas pelos especialistas de gastronomia e aqui estão as melhores do mundo:

· Blé Sucré, Paris.

· Arnaud Lahrer, Paris.

· Des Gâteaux et du Pain, Paris.

· La Pâtisserie des Rêves, Paris


Mas se você estiver em casa por conta do Covid19, te envio a receita para que não deixes de vivenciar esta experiência, ai vai...

Ingredientes para 4 pessoas:

· 170g de farinha

· 70g de manteiga

· 20g de açúcar

· 1 pitada de sal

· 1 ovo

· 6 a 8 de maçãs

· 80g de manteiga derretida

· 130g de açúcar granulado

· suco de 1 limão

Modo de preparo:

1. Misture a manteiga, a farinha, o açúcar e sal usando a ponta dos dedos.

2. Quanto estiver bem misturado e com aspecto de areia, adicione o ovo e ligue tudo, trabalhando a massa o menos tempo possível. Se necessário, adicione uma colher de café de água para ajudar a dar liga.

3. Deixe descansar 30 minutos na geladeira. Abra a massa numa superfície enfarinhada. Deite a massa aberta em uma forma redonda, untada e com cerca 24 cm de diâmetro.

4. Descasque as maçãs. Corte em quatro pedaços, retire as sementes e adicione o suco de limão. Misture delicadamente. Em uma forma redonda, que possa ir no fogão e no forno, junte o açúcar a seco em fogo baixo e deixe caramelizar sem mexer.

5. Quando o açúcar tiver escuro, arrume as maçãs em forma de coroa, coloque uma ou duas no meio. Junte a manteiga cortada em pedaços.

6. Tire do fogão e cubra o caramelo e as maçãs com a massa.

7. Importante: pressione bem a massa contra a forma, para evitar que o suco saia e cubra a massa. O suco deve ficar preso, debaixo da massa. Asse no forno a 180 graus pré aquecidos por cerca 30 minutos.

8. Não desenforme imediatamente, voce correrá o risco das maçãs ficarem coladas no fundo. Espere uns bons 10 minutos. Para desenformar, vire a forma de cabeça para baixo em um prato de torta. Sirva morna.


Bon appétit!



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page