sw280497 Qual o significado do Dia das Mães?
top of page

Qual o significado do Dia das Mães?



Dia das Mães (Brasil), segundo domingo de maio, ou Dia da Mãe (Portugal) , primeiro domingo de maio, é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna e da maternidade.

De acordo com os dicionários, Mãe é um substantivo feminino daquela que gerou, deu à luz ou criou um ou mais filhos, ainda quem oferece cuidado, proteção, carinho ou assistência a quem precisa.

De acordo com a linguística e a aquisição da linguagem, o modelo materno, é a pessoa que a criança sente como cuidador, da qual ela depende, quem ela chama por auxílio, pode ser um homem ou uma mulher, a pessoa que ela vai balbuciar os sons, desenvolver o seu aparelho fonológico e começar a falar para melhorar a comunicação.

A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia Antiga a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil em famílias de trabalhadores. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino da Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão. Assim surgiu uma data para celebrarmos e demostrarmos a gratidão, neste dia sentimos felicidade de viver, e de termos compartilhado a nossa primeira experiencia social com aquele/aquela que nos propiciou alimento ao corpo e a alma, que nos ensinou muito sobre o amor.

O Smart Way Center homenageia hoje todas as figuras maternas, que cuidam e amam. Considerando o fato de que muitos não poderão estar com suas mães, dedicamos esta música de Luciano Pavarotti cantada por Anna Liani para que sua mãe, onde ela estiver, em outro pais, em outra cidade, em outro lar, em outro plano espiritual, possa sentir o som do seu coração, e sinta a sua gratidão e felicidade em ter compartilhado a sua vida com você.


Mamma Mamma son tanto felice Perchè ritorno da te La mia canzone ti dice Che il pui belgiorno per me Mamma son tanto felice Vivere lontano perchè Mamma solo per te La mia canzone vola Mamma sarai con me Tu non sarai più sola Quanto ti voglio bene Queste parole d'amore Che ti sospira il mio cuore Force non s'odono più Mamma ma la canzone mia, più sei tu Sei tu la vita e per la vita non ti lascio mai più Sento la mano tua stanca Cerca i miei reccioli d'or Sento e la voce ti manca La ninna nanna d'allor Oggi la testa tua bianca Io voglio stringere al cuor Mamãe Mamãe estou tão feliz Porque retorno para ti A minha canção te diz Que é o dia mais bonito pra mim Mamãe estou tão feliz Viver longe por quê Mamãe, só para ti A minha canção voa Mamãe, estarás comigo Não estarás nunca sozinha Quanto te quero bem Estas palavras de amor Que te suspira o meu coração Talvez não se ouvem mais Mamãe, a minha canção mais bonita és tu Tu és a vida e pela vida não te deixo nunca mais Eu sinto a tua mão cansada Procurar os meus cachos de ouro Ouço e te falta a voz A canção de ninar de então Hoje a tua cabeça branca Quero abraçar ao meu coração


163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page