sw280497 Qual Museu você vai visitar hoje? Virtual e gratuito.
top of page

Qual Museu você vai visitar hoje? Virtual e gratuito.


Graças aos museus mais famosos do mundo que abriram suas portas para um tour virtual, podemos viajar sem sair de casa, ocupando o tempo de forma lúdica e educativa. Confira a lista que fizemos para aqueles que como nós amam viver a cultura, viajar e aprender.


Londres


The British Museum (Londres, Inglaterra)

O The British Museum, fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Inclui objetos mundialmente famosos como a Pedra de Roseta, as esculturas de Parthenon e múmias Egípcias.


The National Gallery (Londres, Reino Unido).

The National Gallery, em Londres, alberga uma das maiores coleções de pintura do mundo. Fundada em 1824, inclui muitas obras famosas tais como The Arnolfini Portrait, de Van Eyck, The Rokeby Venus de Velázquez e Sunflowers de Van Gogh.


França


Louvre (Paris, França)

O Museu do Louvre é um museu universal criado em 1793. É o maior museu de arte do mundo e está localizado no Palácio do Louvre, em Paris. As coleções estão divididas em 8 departamentos e apresentam obras admiradas em todo o mundo, incluindo a Gioconda de Leonardo da Vinci e a Vénus de Milo.


Espanha


Teatro-Museo Dalí (Figueres, Espanha)

O Teatro-Museu Dalí é um museu dedicado a Salvador Dalí e localiza-se na sua cidade natal, Figueres, em Espanha. Inaugurado em 1974, foi concebido e desenhado pelo próprio artista, de modo a oferecer aos visitantes uma experiência real e atraí-los para seu mundo Surrealista e cativante. www.salvador-dali.org/en/museums/dali-theatre-museum-in-figueres/visita-virtual/


Portugal


Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)

Coleção do filantropo e colecionador de arte Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955). A relação de afeição que desenvolvia com o objeto e os critérios de qualidade pelos quais se regia são percetíveis na frase “only the best is good enough for me”. Nesta coleção estão incluídos objetos de vários períodos e áreas. Estão expostas peças de arte egípcia, arte greco-romana, arte islâmica e do extremo oriente, de variadas áreas, tais como, numismática, pintura e artes decorativas europeias.


Rússia


The State Hermitage Museum (S. Petersburgo, Rússia)

O Hermitage Museum é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo. A maior parte da sua coleção está alojada do Palácio de Inverno, que foi residência oficial dos czares Romanov. Com mais de 3 milhões de obras de arte, a sua coleção inclui pinturas, obras gráficas, esculturas, artefatos arqueológicos e objetos de numismática. www.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/panorama/virtual_visit


Holanda


Rijksmuseum (Amsterdão, Holanda)

Através de uma visita ao Rijksmuseum, que se situa em Amsterdão, faz-se uma viagem através da história da arte holandesa, desde a Idade Média até ao século XX. A história dos Países Baixos é apresentada num contexto internacional e de forma cronológica, podendo-se experienciar a beleza e a passagem do tempo.


Estados Unidos


The Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque, EUA)

O Guggenheim Museum de Nova Iorque, um ícone arquitetónico do século XX, é um museu de arte dedicado à arte desse século e além. É ao mesmo tempo um centro cultural, uma instituição educacional e o coração de uma rede internacional de museus.

A coleção online, com mais de 1.700 obras de arte de mais de 625 artistas, apresenta obras de arte selecionadas da coleção permanente de Guggenheim. Além dos destaques do Museu Solomon R. Guggenheim estão incluídas obras da Coleção Peggy Guggenheim, Veneza e do Museu Guggenheim Bilbao.


National Museum of Natural History (Washington, EUA)

O National Museum of Natural History é um museu de História Natural fundado em 1910, em Washington. A coleção do museu é composta por mais de 145 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, meteoritos e etc..


Itália


Pinacoteca di Brera – Milão

Além das suas obras cheias de significado historico e político como Il Bacio de Hayes a Pinacoteca oferece um rico programa cultural disponibilizado em seu site e nos canais do Instagram e do Facebook. São vídeos que consistem na leitura de contos de fadas para crianças e contos das atividades que ocorrem dentro do museu. A iniciativa se chama “Voci dal Museo – My Brera”(Vozes do Museu – My Brera) onde os funcionários da Pinacoteca e da Biblioteca Nacional Braidense apresentam as obras do museu. São disponíveis também conteúdos dedicados à música e à descoberta do museu para as famílias.


Uffizi Gallery (Florença, Itália)

Este museu é um dos mais famosos do mundo, pelas suas coleções de esculturas e pinturas. Situa-se em Florença num edifício renascentista em forma de U, que foi criado para sediar magistrados e escritórios judiciários. Daí a origem do seu nome, Uffizi, que em italiano significa escritórios. As coleções de pintura incluem obras de arte de autores tais como Giotto, Botticelli, Leonardo Da Vinci, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio.

Também no Instagram, Twitter, Youtube e na nova página do Facebook com a campanha Uffizi Decameron: fotos, vídeos e histórias dedicadas às obras de arte conservadas na Galeria das Estátuas e Pinturas, no Palácio Pitti e nos Jardins de Boboli. Os assistentes do museu também ilustram algumas das mais belas salas das galerias, conteúdos especiais dedicados a Rafael e as suas obras.


Castelo de Rivoli – Turim

Não é uma simples visita virtual, agora o Museu de Arte Contemporânea Castello di Rivoli lança um local virtual real. Chama-se Cosmo Digitale e oferece uma seleção de obras não publicadas, expressamente criadas pelos artistas para serem apreciadas digitalmente. É possível também assistir conferências, filmes e vídeos: conteúdos projetados não para substituir, mas para complementar a visita clássica ao museu.


Museu Egípcio de Turim

Trata-se do museu mais antigo dedicado ao Egito antigo, com a segunda coleção do mundo– depois do Cairo – pela quantidade e pelo valor das obras pertencentes a essa civilização antiga. Basta clicar aqui para fazer uma viagem pelos mais de 3.300 artefatos que o museu abriga entre estátuas, papiros, sarcófagos, múmias e aqui para ver a exposição temporária Arqueologia Invisível, que conta o trabalho meticuloso das pesquisas de egiptólogos assistidos pela tecnologia. O museu faz ainda mais: no Facebook e no Instagram o diretor Christian Greco oferece visitas em vídeo para contar os segredos dos objetos guardados no museu.


Google Arts & Culture

Visitas virtuais em mais de 500 museus e galerias de arte de todo mundo. Embora não seja tão interativo como no próprio site do museu, é pratico por organiza-los em ordem alfabética e é permanente, uma vez que as visitas virtuais dos museus são por tempo limitado, enquanto durar a Pandemia. "Enjoy it!"


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page