sw280497
top of page

Qual a sua uva? A Bonarda

A vinha da Bonarda tem cachos médios, bem cheios e compactos. Os bagos são preto-azulados, em formatos de esfera, e com polpa macia.



Os vinhos elaborados com a Bonarda italiana são caracterizados pelos aromas florais, são bastante aromáticos, possuem baixa acidez e boa estrutura, bem balanceada. É um vinho produzido praticamente na Itália em Piemonte, na Argentina em Mendonza ( Douce Noir), Estados Unidos em Napa (Charbono). Na Argentina é a segunda mais utilizada nos vinhos, após a Malbec. Em comparação direta, podemos afirmar que a Bonarda tem menos taninos e mais acidez que a Malbec.

Um bom vinho Bonarda apresenta coloração forte de vermelho rubi, com tons violeta e roxo. O nariz é intenso com aromas de frutas maduras (amora, framboesa, morango, cassis e cereja) e picante. Sua estrutura lhe permite amadurecer em barricas com bons resultados, quando a madeira dá aromas de baunilha e tabaco.



O que combina com Bonarda?

Vai combinar bem com carnes vermelhas picantes (frango, carne bovina e carne de porco). Por conta de seus aromas marcantes de especiarias, vai bem com molhos agridoces com cogumelos, abacaxi, manga e, também, molho teriyaki. Uma escolha popular na Argentina inclui batatas ao curry e empanadas de carne.

Deve ser servido em uma temperatura de serviço entre 15 e 18°C.

Sugestão bom custo benefício:

Piota Bonarda da Winecage - Italia
Colonia las liebres da Las Hormigas - Argentina

Estes comprei esta semana na Genovese, onde compro meus vinhos em Pelotas https://maps.app.goo.gl/kxy5UqzcG8dv6LS38

Viña las Perdices - Argentina
La Pradera - Argentina
Sin Palabras - Argentina

Me conta, já conhecia a Uva Bonarda?

Tem alguma sugestão de um Bonarda para mim?


Michele Maximila Rocha Sabocinski

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page