sw280497 Qual a origem do dia dos namorados?
top of page

Qual a origem do dia dos namorados?


O Valentine’s Day é comemorado no dia 14 de fevereiro. É tradição em vários países do mundo – especialmente - no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Holanda, França, Itália, Suíça, Suécia, Dinamarca, Finlândia. Os países da América Latina comemoram o "Día del Amor y Amistad".

Na Coreia do Sul e Japão, o costume é de as mulheres presentearem os homens com flores e chocolates, enquanto em países como Singapura, Malásia, Índia e Tailândia há troca de presentes entre casais, amigos e familiares próximos. Em Taiwan o dia é conhecido como Hearts Day.

Mas qual a origem destas celebrações? Ainda durante o império Romano, Valentim, padre Romano, não obedeceu às ordens do imperador que proibiu a celebração de casamentos dos soldados, supostamente, para garantir melhor desempenho nas longas campanhas. Ele continuou a unir casais apaixonados em segredo. Quando descobriram, foi preso e condenado à morte

Espera! Errei o Santo? "OMG!" Por que Valentim? Os brasileiros não celebram no 14 de Fevereiro mas 12 de Junho, não é mesmo? Véspera de Santo Antônio, no Brasil conhecido como "Santo Casamenteiro".

Em 2019 conheci com um grupo de amigos e amantes da cultura italiana a Basílica de Santo Antônio em Padova, cidade em que "O Santo" como os italianos o chamam, escolheu para viver, e nas suas suas paredes não vi ninguém escrevendo solicitando um par amoroso mas vi "preghieras", promessas, agradecimentos, sobre a saúde dos fiéis, pude entender que na Itália é adorado como Santo da "Famiglia", os italianos visitam a belíssima igreja para agradecer os pedidos atendidos de saúde e proteção aos entes amados.



Mas então porque no Brasil não celebramos o dia dos namorados em fevereiro como no resto do mundo? Seria pelo fato do Carnaval também ser em Fevereiro e não ser comercialmente interessante? Não sei. Mas é muito interessante ter um dia dedicado ao amor, digo mais, podemos celebrar nas duas datas, e ainda todos os dias do ano, não com presentes ou jantares luxuosos, mas com simples atos amorosos, bilhetes de gratidão, um jantar surpresa em um dia inesperado, um olhar de cumplicidade, um abraço aconchegante e muita amizade.

Feliz Dia dos Namorados, da amizade e do amor todos os dias do ano!




54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page