sw280497 PELOTAS RS
top of page

PELOTAS RS


É um município da região sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Segundo estimativas do IBGE, a região é considerada uma das capitais regionais do Brasil, com uma população de 343.132 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do estado.

Está localizado às margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1 609 km² e com cerca de 92% da população total residindo na zona urbana do município. Pelotas está localizada a 261 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.


Pontos Turísticos de Pelotas:


1. O Mercado Público de Pelotas:

Foi construído em 1848 e segue funcionando como um ‘Mercado Central’. Não pense que é um lugar totalmente voltado para turistas: existem desde restaurantes mais especializados, na parte interna do prédio, até lugares mais populares, na parte de fora. À noite, vale a pena sentar em um dos bares do entorno e tomar uma cerveja. A parte interna do Mercado Público fica aberta das 9h às 19h30. Já os bares e restaurantes localizados na parte externa ficam abertos até a meia noite.

Endereço: R. Quinze de Novembro, 179 - Centro, Pelotas - RS, 96015-000


2. A Catedral São Francisco de Paula

As primeiras obras datam de 1813, quando uma pequena igreja foi construída no local. Ao longo dos anos, a cidade de Pelotas não parou de crescer e passou por muitas expansões. Em 1948, o prédio que pode acomodar cerca de 2.000 pessoas começou a ser reformado, para que o prédio mantivesse as características atuais.

Nele, o Papa João XXIII instruiu os artistas italianos Aldo Locatelli, Emilio Sessa e Adolfo Gardoni a cuidar da decoração do interior da catedral, A catedral foi reaberta em 1951. A igreja está aberta de segunda a sábado, das 10h às 19h30, e aos domingos. , Das 9h às 12h, a entrada é gratuita. Endereço: Praca Jose Bonifacio 15 Centro, Pelotas, Rio Grande do Sul 96015-170


3. A Praia do Laranjal:

A praia do laranjal é um dos principais pontos turísticos de Pelotas, muito utilizada pelos moradores locais principalmente no verão. Ela está a cerca de 15 minutos do Centro de Pelotas.

Banhada pelas águas da Lagoa dos Patos, a praia recebera esse nome por causa da possível instalação de uma plantação de laranja no local, o que nunca veio a acontecer.

4. Charqueada São João:

A casa construída em 1810 e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, é a única que mantém as características arquitetônicas originais e o seu próprio acervo da época do Ciclo do Charque. Além de preservar a história de Pelotas, a casa foi cenário de "A Casa das Sete Mulheres" e "O Tempo e O Vento"

Endereço: Estrada da Costa 750, Pelotas, Rio Grande do Sul 96085-100 Brasil


5. O Museu da Baronesa:

Antigamente era conhecido como o Solar da Baronesa, onde ao se tornar um Museu, seu nome sofreu uma leve alteração, abriga um grande acervo com mobílias de mogno, enxovais totalmente bordados à mão, vestuário da época, que demonstravam toda a potência do poder da indústria charqueadora.

A alta sociedade da época tinha influência direta pelas vestes e costumes dos europeus, graças às constantes viagens para Europa. O horário de funcionamento do Museu é de Terça a Sexta, de 13h às 17h e aos Sábados, Domingos e Feriados de 14h às 18h.

Endereço: Av. Domingos de Almeida, 1490 - Areal, Pelotas - RS, 96085-470


6. A Fenadoce:

É um evento que se destina a divulgação dos delíciosos doces que a região de Pelotas produz de forma artesanal e em alguns casos, até mesmo de forma industrial. Uma mostra com doces finos, conservas, doces caseiros e geleias. Acontece entre os meses de junho e julho repleto de atrações musicais e artísticas. Um evento imperdível.

Fenadoce:

Doce tipico de pelotas: QUINDIM

As escravas que trabalhavam nas charqueadas utilizavam a goma (clara do ovo) para engomar as roupas dos barões. Para não colocar a gema fora, acrescentaram uma amêndoa chamada coco, que vinha do Nordeste, pela troca do charque com açúcar, e chamaram de quindim. Em Portugal, o quindim é conhecido como brisa de lis, quindim com uma amêndoa.

Ingredientes:

• 2kg de gemas de ovo

• 4kg de açúcar

• 1kg de coco ralado

• Glicose para untar as forminhas

Modo de preparo:

1. Passe as gemas em uma peneira e misture ao coco e ao açúcar até que fique uma mistura homogênea.

2. Unte as forminhas generosamente com glicose.

3. Encha as forminhas até a borda com a mistura feita anteriormente.

4. Leve ao forno preaquecido a 140 graus, em banho-maria em uma forma grande, por 40 minutos.

5. Deixe esfriar e desenforme.


Historia de pelotas:

O que fazer em Pelotas:

Cidade de Pelotas vista por cima:



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page