sw280497 O tomate é fruta?
top of page

O tomate é fruta?


Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas que não são doces de legumes.

Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo pesquisadores, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galapagos)".

Receita de molho de tomate italiano ou "salsa di pomodoro":

  1. Numa panela, coloque óleo extra virgem de oliva e 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer. Caso prefira deixar as sementes acrescente uma colher de chá de açucar para diminuir a acidez. Gosto de fazer assado em uma forma com óleo de oliva, ao invés de cozinhar na panela

  2. Retire-os do fogo e passe no mixer, liquidificador, passa pomodoro ou em um espremedor de batatas. Acrescente folhas de manjericão e sua pasta de tomates ou "passata di pomodoro" está pronta.


  1. Para o molho, coloque a pasta de tomates na panela com fogo baixo, acrescente 6 dentes de alho picados e sem pele, o alho não deve ser frito ou dourado porque diminuiria o sabor do tomate.

  2. Deixe ferver por pelo menos 25 minutos. Mexa para não grudar. Caso os tomates sejam com pouco suco, crescente um pouco de água quente.

  3. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto.

Vídeo em italiano sobre a "passata di pomodoro".

E para quem não sabia que o tomate é fruta, não se preocupe, devido a alimentação industrializada o Chef Inglês Jamie Oliver fez uma campanha de transformação da merenda escolar no Reino Unido, devido ao grande sucesso entre os britânicos o governo americano o convidou para implementar a campanha nos Estados Unidos, ao chegar nas escolas percebeu que as crianças não sabiam o que era um tomate... Assista o vídeo em Inglês:



Buon appettito!

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page