sw280497

O "Fast Food" faz mal?


“Fast Food” é uma expressão norte-americana que significa comida rápida. Geralmente referenciamos este termo para comidas não saudáveis, porque o preparo é fast, mas precisa ser “comida ruim”? Quanto tempo leva cozinhar legumes ou uma massa, preparar um molho, cerca 15 minutos.

Então o que não faz bem não é o tempo de preparo ser "Fast", mas a qualidade nutricional de muitos alimentos pré-prontos que para manterem o sabor por mais tempo são conservados com altos índices de sal, gordura e açúcar. Assim repensemos o termo "Fast Food".

Talvez ainda mais prejudicial do que a falta de nutrientes sejam os hábitos que adquirimos em comer ainda mais "fast" do que o tempo que preparamos nossos alimentos.

O “Slow Food” (em inglês, literalmente, "comida lenta") é um movimento e uma organização não governamental fundado por Carlo Petrini em 1986. Este movimento sugere a reformulação, não somente dos hábitos alimentares, mas também da qualidade dos produtos que consumimos e da nossa relação com o tempo e o espaço. Segue video com Carlo Petrini explicando o movimento: https://youtu.be/dqdzvQ2wpO0

Entre os "Fast Foods" mais famosos estão:

1. O hamburger, cuja origem do nome vem da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Massa redonda e fina feita com carne moída e frita, já era uma comida comum na região báltica séculos atrás. A ideia de comer assim foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes de Hamburgo, onde foi também chamada de beefburger ou, simplesmente, burger, para evitar a confusão com o nome ham, que, em inglês, é “presunto”, ou “pernil”. Hoje, existem inúmeras variedades com ingredientes diferentes. Por exemplo: cheeseburger, chickenburger, vegeburger. Geralmente, o burger é servido em um pão redondo chamado em inglês de bun.

2. O Bauru que é um sanduíche de origem paulista, inventado por Casimiro Pinto Neto. O sanduíche, criado em 1937 no restaurante Ponto Chic (localizado no Largo do Paysandu, na cidade de São Paulo), logo se tornou popular e foi batizado pelo seu criador, que homenageou à cidade em que nasceu (Bauru).

3. O Chivito que vem de um restaurante de Punta Del Este chamado El Mejillón. Segundo os uruguaios, o Chivito foi criado porque uma viajante argentina entrou no restaurante, já tarde da noite, e queria comer algo rápido. A cozinha estava fechada, mas Antônio Carbonaro, o proprietário do local, tinha como regra atender todos os clientes e improvisou um sanduíche com os ingredientes que dispunha. Na Argentina é muito comum o consumo de carne de bode, que se chama chivo em espanhol. Diz a lenda que a tal viajante pediu algo com carne de bode, mas esse tipo de carne não é muito consumida no Uruguai. Antônio Carbonaro fez o sanduíche com carne de vaca, mas deu o nome de Chivito para homenagear a turista argentina.

4. O Hot-dog, que foi criado por um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund. Então, um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.

5. As Massas, meu Fast Food favorito, all'italiana. Deixo aqui uma receita para que possam constatar como é Fast o seu preparo.

Massa a Carbonara: frite o bacon enquanto cozinha a massa. Bata 1 ovo e o misture a um creme de leite. Colocar a massa escorrida no bacon, temperar com um pouco de sal, muita pimenta preta e queijo parmesão de sua preferência. Em 10 minutos está pronto. A sua origem vem da palavra “carbone”, que significa carvão. Acredita-se que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta usada na sua preparação.

Neste período de quarentena, adquira hábitos mais saudáveis, seja “Slow”, aprenda a não ter pressa, independentemente do tempo de preparo "Fast" ou "Slow" dos seus alimentos, os saboreie lentamente, faça de sua refeição cotidiana uma experiencia gastronômica, favoreça os seus sentidos.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(53) 98114-2754

R. Félix Xavier da Cunha, 613 - Centro, Pelotas - RS, 96010-000

Brasil, Brazil, Brasile

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube