sw280497 Atenção, dia dos bobos...
top of page

Atenção, dia dos bobos...


Qual a origem do “dia dos bobos”?

Por que mentimos? Qual a motivação da mentira? Medo? Orgulho? Ambição?

Eu, como mãe, educadora, não discrimino a mentira, mas também não negligencio, entendo que é somente a consequência de uma causa importante de algo que o sujeito que a criou precisa transformar para a própria evolução.

O fato é que temos datas para acontecimentos que marcaram a história, e para tudo e todos de que de alguma forma representam a humanidade. Hoje primeiro de abril celebramos a mentira ou o dia dos que se deixam enganar, o dia dos bobos. Qual a origem do dia dos bobos?

A brincadeira surgiu na França. No começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril, início do ano Novo.


Em 1582, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".




Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como "April Fools' Day", "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França é chamado respectivamente "Pesce d'aprile" e "Poisson d'avril", literalmente "peixe de abril". Então se alguém colar um peixinho nas suas costas, você já sabe do que estão lhe chamando.


Na Espanha e nos países hispano-americanos o dia é conhecido como "Día de las bromas de abril" ou "Día de los inocentes​ de abril", e é celebrado em 28 de dezembro, devido ao dia histórico dos "Santos Inocentes" em Belém (Judeia).

No Brasil, começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Qual a sua opinião sobre as pegadinhas do 1º de Abril? E porque mentiras e notícias falsas (Fake News) ainda são tão populares no nosso século? Por que recebemos informações sem saber da fonte e tomamos como verdades absolutas? O que motivou o propagador da "Fake News" e o que nos motivou à passividade de recebê-las sem filtro, sem contestar e ainda pior passa-las adiante?


Hoje em dia, por exemplo, a Rússia emprega uma estratégia multifacetada para introduzir, amplificar e difundir narrativas falsas e distorcidas em todo o mundo – contando com uma mistura de fontes oficiais da mídia estatal, sites e contas anônimas e outros métodos para distribuir propaganda que promova os interesses do Kremlin e prejudique os dos adversários. Já dizia Umberto Eco no seu tratafo da feiura que para se justificar o homem usa da mentira porque no fundo, bem la no fundinho sabe que está errado e acaba acreditando nas suas mentiras, se pinta de herói e vai para a guerra.

Entrevista com o filosofo Umberto Eco: https://youtu.be/OOIOkc6fSuE


Fica a reflexão no dia da mentira sobre a realidade que vivemos hoje nas mídias sociais e de como podemos nos blindar de informações nocivas, muitas vezes, à nossa inteligência social e emocional.

Cuidado, hoje é 1º de Abril. 😊


PS. Qualche idea del Pesce d'aprile per scherzare.....

Michele Maximila Rocha Sabocinski


167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page