sw280497 Happy Halloween
top of page

Happy Halloween



O Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos , Canadá, irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro  e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

A festa acontece no dia 31 de outubro, e as crianças se fantasiam de monstros e buscam doces nas casas de vizinhos, quando chegam falam: 'Travessuras ou Gostosuras (''trick-or-treat'', em inglês). Se as pessoas responderem "gostosuras" essas dão doces às crianças, se disserem "travessuras" as crianças assustam-nas com as máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico ou borrifa-la com espuma colorida. Esta atividade é uma das principais tradições do Dia das Bruxas. Supõe-se que a tradição britânica e irlandesa de pedir o "soul cake" (bolo das almas), terá dado à tradição do gostosuras ou travessuras nos Estados Unidos.


Halloween no Brasil:

Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.

Essa penetração da cultura norte-americana, no entanto, gerou algumas reações de pessoas favoráveis a fazer um resgate de elementos da tradição folclórica do Brasil. Pensando nisso, foi aprovada, em 2003, a Lei nº 2.762, que determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A ideia é exaltar e celebrar o folclore brasileiro.

HAPPY HALLOWEEN EVERYBODY!

"I hope your life may be as sweet as a delicious candy."

Michele M R Sabocinski



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page