sw280497 8 de Março: Dia Internacional da Mulher
top of page

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo no dia 8 de março.

Esta data enfatiza a importância das mulheres na sociedade e a história de luta pelos direitos das mulheres. É muito comum neste dia as pessoas homenagearem mulheres com flores, como a mimosa na Itália, presentes, mensagens e frases.



Origem do Dia da Mulher:

A origem do Dia Internacional da Mulher é controversa. Antes do movimento operário russo em 1917, em 1908, as mulheres que trabalhavam em uma fábrica de camisas em Nova York entraram em greve por melhores condições de trabalho. Em 25 de março de 1911, uma fábrica pegou fogo com várias mulheres no interior do edifício. O resultado foi a morte de 146 pessoas dentre as 500 que trabalhavam lá e, desse número, somente 20 eram homens. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos. Após o trágico incidente, a legislação de segurança para incêndios foi reformulada e as leis trabalhistas foram revisadas.



Manifestação na Rússia em 1917:

No entanto, outros apontaram que ela apareceu na Revolução Russa de 1917 e suas marcas foram as várias manifestações e demandas de mulheres trabalhadoras.

No dia 08 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.

A data do evento chama-se "Pão e Paz". Isso porque os manifestantes também lutavam contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).



Embora existam diferentes versões da origem da data, o objetivo dessas duas campanhas é lembrar às mulheres que o trabalho que estavam fazendo não era saudável e que buscavam melhores condições de vida e igualdade social.


Diante dessa situação, manifestações simultâneas em várias cidades dos Estados Unidos e da Europa no final do século 19 e início do século 20 delinearam a criação de um dia dedicado à luta das mulheres por condições de igualdade aos homens.


Lei Maria da Penha:

No geral, a história das mulheres esteve marcada pela submissão, bem como pela violência.

A despeito de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, precisamos de dialogo, visto que ainda sofremos com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito.

No Brasil, foi em 1932, no governo Getúlio Vargas, que as mulheres adquirem o direito ao voto. Em 2006, por sua vez, foi sancionada a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida popularmente como a Lei Maria da Penha. O nome é uma homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido durante anos. A lei é considerada um marco na história de luta das mulheres brasileiras contra a violência doméstica.


Maria da Penha, a farmacêutica responsável pela Lei que leva seu nome.


Deixo aqui uma musica de uma jovem cantora italiana Tecla que com muita sensibilidade ilustra esta data.

Na minha opinião pessoal:

Enquanto temermos as diferenças entre nós seres humanos, haverá preconceito. Enquanto não compreendermos a importância da diferença do outro não seremos capaz de aprender com os demais. Enquanto não respeitarmos a todos com as suas particularidades viveremos esta inconstância de medo e ódio. Portanto, o valor de uma mulher não está no seu físico, na sua beleza ou encanto feminino. O valor de uma mulher está no seu caráter, na sua alma e no ser humana e exercer dos direitos e deveres desta condição.”

Michele Maximila Rocha Sabocinski

345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page