sw280497 Cidadania Italiana por casamento: 3 passos
top of page

Cidadania Italiana por casamento: 3 passos


Passo 1:

Atualize o estado civil do cidadão italiano no consulado competente.

Envie ao consulado a certidão de casamento atualizada apostilada, traduzida, também a tradução apostilada.

Para a cidadania do filho, basta que o cidadão italiano envie a certidão de nascimento, apostilada, traduzida, e também a tradução apostilada.

Após 45 dias aproximadamente, contatar a Comune italiana e solicitar “Estratto dell’atto di Matrimonio”

Modelo de email:

Egregi Signori,

Mi chiamo (NOME DO REQUERENTE), vi scrivo per richiedere il mio Estratto dell’atto di Matrimonio.

IL mio indirizzo è (ENDEREÇO DO REQUERENTE). Se possibile di inviarmelo anche per posta elettronica.

Vi ringrazio in anticipo per la vostra gentilezza, e vi prego di addebitarmi tutte le spese postali e dei certificati. Dintinti saluti,

(NOME DO REQUERENTE)

Passo 2:

Estude Italiano, um dos requisitos desta modalidade é a Certificação B1 Cittadinanza. O requerente precisa ser de nível intermediário para solicitar a naturalização por matrimonio. o Smart Way Center é sede do exame Cils, competente para tal certificação. Oferecemos aulas preparatórios para a prova B1 Cittadinanza.

Passo 3:

Se o casal vive em solo brasileiro, após 3 anos, e se vive em solo italiano, após 1 ano, fazer o cadastro online no site do "MINISTERO DELL’INTERNO de Segunda a Sexta entre 7:00 e 20:00: https://cittadinanza.dlci.interno.it

Selecione o "Modello AE", preencha os dados e faça o upload dos seguintes documentos:

  1. Documento de Identidade: fotocopia do passaporte válido, cuidar que não esteja par vencer dentro de 6 meses (páginas com os dados pessoais, fotografia, data do documento e validade), ou Identidade, usar o mesmo documento para solicitar a certificação negativa de antecedentes criminais.

  2. Certidão negativa de ANTECEDENTES CRIMINAIS, no site da PF. www.dpf.gov.br. A Certidão deve ser apostilada, devidamente traduzida por tradutor juramentado, também apostilada a tradução. Este documento tem validade de 90 dias.

  3. Certidão de Nascimento: recente (máximo 180 dias), apostilada, devidamente traduzida por tradutor juramentado, também apostilada a tradução. Ao escanear os documentos, faça com que fiquem em um único documento para o envio. Pois somente é possível o envio em formato integral. A assinatura do tradutor deve ser reconhecida e deve estar especificado que é tradutor juramentado. Também a escolha do sobrenome adotado após o matrimonio deve estar especificado, mesmo que não tenha sofrido alteração.

4. Comprovante de pagamento de 250,00 Euros:

- Ministero dell’Interno D.L.C.I Cittadinanza"

- Banca: Poste Italiane S.p.A.

- IBAN: IT54D0760103200000000809020

- Motivo do pagamento: Richiesta cittadinanza per matrimonio

- BIC / SWIFT CODE di Poste Italiane: BPPIITRR

- Euro 250,00.

5. Estratto per riassunto dell’atto di matrimonio

6. Certificação de língua italiana B1 Cittadinanza,


Após o aceite da documentação acima, o requerente será convocaco pelo consulado competente para a entrega da documentação previamente digitalizada e enviada no site, além do comprovante de residência. O prazo tem sido de 48 meses.


Vídeo com resumo do blog:



SEI PRONTO?

BRAVO, se puder ajudar em algo, não hesite em me contatar. Não oferecemos este serviço, este post é somente para facilitar àqueles que buscam os mesmos direitos de seus cônjuges e filhos, e amam, a cultura Italiana.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page