sw280497 Cidadania Italiana: 5 passos
top of page

Cidadania Italiana: 5 passos

Atualizado: 28 de abr. de 2020



Passo 1: Certifique que o seu ascendente não negou a cidadania italiana

Verifique se o seu antepassado não negou a Cidadania Italiana quando adquiriu a brasileira: Certidão Negativa de Naturalização, emitida pelo Ministério da Justiça. Nesta certidão deverão constar todas as variações de grafia de nome e sobrenome do ascendente italiano que consta nas certidões.

Se você não tiver o nome do antepassado, comece com a certidão de óbito do membro mais antigos no processo, solicite a certidão de “intero teor” ali constará o nome registrado no Brasil e a cidade de proveniência da Itália.


Passo 2: Agende a entrega dos documentos no consulado italiano

Você precisa ter o nome completo do antepassado que veio da Itália e dos requerentes à cidadania. Preencha o formulário: https://consportoalegre.esteri.it/consolato_portoalegre/resource/resource/2020/01/33268_f_cons97anew_formularioagendamentocidadania-001.pdf

Aguarde a resposta do Consulado, que fornecerá um número progressivo, para posterior convocação. O número vigente será publicado na página Facebook do consulado.

Caso você seja representado por consulado de outro estado, é o mesmo procedimento, porém deverá entrar no site e pegar o pdf do consulado correspondente.

Atenção: Cuidado ao colocar o nome de todos no processo. Se você deixar um membro da sua árvore genealógica sem estar escrito do lado “requerente”, este não adquire a cidadania. Louco né, mas é assim mesmo, aconteceu comigo. Exemplo: se seu avô for vivo, também o inclua como requerente, isso permitirá que seus tios, sejam enquadrados como filhos de italiano e possam com mais facilidade solicitar. Ou seja, como não marquei na folha do agendamento, o meu avô como requerente, o meu tio posteriormente precisou provar que meu vô era filho de italiano, e assim, solicitou depois, somente depois que meu vô adquiriu; embora eu e minha mãe já fossemos italianos, meu avô para o governo italiano não era.


Passo 3: Após o agendamento, começa a busca da documentação.

· Todas as certidões de registro civil (nascimentos e casamentos) de todos requerentes, em inteiro teor, atualizadas, com data posterior ao agendamento. Você deve apostilar as certidões, depois traduzir com tradutor juramentado e ainda apostilar o documento traduzido. (comece a buscar a documentação empre com a de óbito, último evento, mais fácil de lembrar o cartório)


Passo 4: Busca da documentação do antepassado da Itália

· Certidão de óbito, no Brasil, em “intero teor”, apostilar, levar a tradução, e apostilar a tradução, como no passo 3.

· certidão de casamento, na Itália ou no Brasil, se no brasil, em “intero teor”, como no passo 3.

· Certidão de nascimento, na Itália, envie um email a comune solicitando a cópia no email e também a física em original no qual conste filiação (solicitar “estratto di nascita con generalità”). As “Comune” são facilmente encontradas no google, escreva esta palavra e o nome da cidade. O email do seu interesse, terá escrito “anagrafe”. Pronto, só enviar. 😊

Modelo de email:

Egregi Signori,

Mi chiamo (NOME DO REQUERENTE), vi scrivo per richiedere Estratto di Nascita con Generalità per il mio nonno (NOME DO ANTEPASSADO), il quale è nato (DATA DE NASCIMENTO) nella vostra comune.

IL mio indirizzo è (ENDEREÇO DO REQUERENTE). Se possibile di inviarmelo anche per posta elettronica.

Vi ringrazio in anticipo per la vostra gentilezza, e vi prego di addebitarmi tutte le spese postali e dei certificati. Dintinti saluti, (NOME DO REQUERENTE)

Passo 5, juntar toda documentação dos passos 1 a 4 e acrescentar:

· Formulário do link devidamente preenchido, com dados atualizados, datado e assinado pelos requerentes maiores de idade, com reconhecimento de firma. Os dados dos filhos menores deverão ser incluídos no requerimento do pai ou mãe requerente.

· Cópia simples da Carteira de Identidade (RG) atualizada ou cópia de passaporte válido.

· Cópia simples de comprovante de residência recente, no nome do requerente: água ou luz ou telefone ou cartão de crédito ou comprovante de trabalho ou estudo ou Imposto de renda, preferencialmente; ou outros comprovantes de residência. Se o jovem-adulto ainda não tem comprovante em seu nome deve trazer uma comprovação de estudo ou trabalho. Não aceitamos declarações de residência.

· Cópia simples de título eleitoral.

· Facultativo, cópia simples da CNH.

SEI PRONTO?

BRAVO, se puder ajudar em algo, não hesite em me contatar. Não oferecemos este serviço, este post é somente para facilitar àqueles que sonham em entender o passado dos seus, e buscar na sua história familiar a compreensão de conceitos culturais intrínsecos de todo ser. Ao buscar a história da minha família, compreendi muito sobre os meus hábitos e pré-conceitos, e percebei que na minha cultura tinha muito da Itália. Hoje com a dupla-cidadania, meu coração carrega duas bandeiras e além do nosso verde e amarelo, também vibra o branco e o vermelho.


Lembrete dos passos no vídeo:



88 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page