Casas na Itália a 1 euro. Oi? Como assim, só 1 euro? Só pode ser mentira!!!
Por esse valor qualquer pessoa pode comprar uma casa!! E na Itália?
Como atualmente a propagação de "fake news" é alta, fica até difícil saber o que é verdade e o que é mentira.
Pra saber qual é a realidade desse assunto, eu pesquisei pelos sites de notícias da Itália e descobri: É VERDADE!
O projeto Case a 1 euro (https://casea1euro.it/case-a-1-euro) partiu da iniciativa de alguns municípios italianos (comuni) para salvar algumas habitações do risco de destruição e de abandono.
Qual é o truque: de forma geral o interessado precisa ser residente ou fixar residência na Itália, pagar todos os gastos de transmissão de propriedade e os impostos envolvidos. Além disso, durante o período de 1 ano o interessado deve apresentar um projeto de reconstrução da casa. Também deve se comprometer com a reforma em um período de 3 a 5 anos. Alguns "comuni" solicitam uma garantia de 3000 a 5000 euros, quantia que é devolvida após o término do prazo estipulado de 3 ou 5 anos se a casa tiver sido restaurada. O restauro das casas varia de 8000 a 30000 euros, depende do estado da casa, da exigência estipulada no contrato de compra, e se o serviço será terceirizado ou feito pelo adquirente.
No início, o projeto tinha a participação de 4 "comuni". No site do projeto encontrei 23 somente na Itália, quase todas com fotos e informações tipo área total construída e area útil, a lista abaixo retirei do site "casea1euro.it" e consta cidade-província-estado e suas particularidades:
Italia - Nord
terrenos a 1 euro para investidores interessados em construir prédios residenciais
Italia - Centro
no momento todas casas adquiridas
no momento todas casas adquiridas
Italia - Sud
no momento todas casas adquiridas
Esta cidade de pequeno porte, medieval, escolheu uma politica diferente das demais: uma contribuição de 150 euros ao mês ao novo morador, podendo aumentar para ate 5000 euros depende da condição e tamanho da casa. Mas somente para famílias com crianças, e que possam morar ali por pelo menos 3 anos.
O vice-prefeito da cidade, Francesco Tartaglia, ao canal disse à CNN Travel qual o motivo da iniciativa. "Enfrentamos uma situação muito particular aqui. A área abandonada se espalha pela parte mais antiga da cidade. Casas abandonadas estão agrupadas, uma ao lado da outra pelas mesmas estradas. Algumas até compartilham uma entrada comum. É por isso que damos as boas-vindas a famílias, grupos de amigos, parentes, pessoas que se conhecem ou investidores para unir forças. Nós os encorajamos a comprar mais do que apenas uma casa para realmente ter um impacto e dar vida nova".
no momento todas casas adquiridas
direito de 100 anos na casa restaurada
no momento todas casas adquiridas
casas a 2 euros
oferece financiamento com taxas reduzidas para o restauro
cidade de forte atuação da Mafia
no momento todas casas adquiridas
All'estero, geralmente definem que a casa nao podera ser vendida por 5 anos
Apos ter escolhido a cidade, a casa, o residente europeu, comunitário ou não devera entrar em contato com o "comune", manifestar interesse, enviar os seus documentos e declarar o motivo de aquisição:
1. Casas para casais jovens ou famílias desfavorecidas;
2. Casas para indivíduos ou famílias;
3. Habitações para segundas residências ou casas de férias;
4. Instalações de acomodação turística como B & B, hotel, etc;
5. Instalações para lojas ou oficinas;
6. Sede de associações culturais, musicais, esportivas e outras organizações sem fins lucrativos.
Este é um vídeo do prefeito de Montieri, Toscana.
Este vídeo é de Cecilia, Argentina que adquiriu uma casa a 1 Euro na Sicília.
É isso, agora, "Scusa mi, perché devo andare a scegliere la mia casa a 1 Euro".
Comments