Em 15 de novembro de 1793, durante a Revolução Francesa, um decreto da Convenção estipulava que todos os franceses, ricos ou pobres, deveriam comer o mesmo tipo de pão: “pão da igualdade”.
Nasceu assim a famosa baguete francesa, que é um tradicional pão pfrancês comprido e fino, feito com farinha branca, água gelada, sal e fermento. Seguiram-se outros padrões, como o estabelecido pelo imperador Napoleão III em 1856, que definia o peso e o tamanho do pão em 400 gramas e 40 cm. Após a Segunda Guerra Mundial, apareceram baguetes de 80 cm de comprimento. Hoje, seu tamanho padrão é de 250 gramas, 65 cm de comprimento e 3 a 4 cm de largura.
Baguete x Guerra: O que eles têm em comum
A famosa foto de Willy Ronis do menino parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete maior do que ele tornou-se pôster e percorreu o mundo, como uma marca da Paris no pós-guerra. Conta a história que ela teve sua origem nos tempos de Napoleão. Já que antes do imperador, os pães eram redondos para manter a conservação. Esta forma havia sido inventada pelos padeiros de Napoleão a fim de que pudessem ser facilmente transportados pelos soldados num bolso
da calça.
Receita:
Français: https://youtu.be/Su_Qw12B2Jo
Italiano: https://youtu.be/AP0iOSy4uXQ
Español: https://youtu.be/dgc0cPQxBjo
English: https://youtu.be/na44gfgryeE
Português: https://youtu.be/EL8Q8RayTJs
Michele Maximila Rocha Sabocinski
Comments