sw280497 A baguete francesa
top of page

A baguete francesa


Em 15 de novembro de 1793, durante a Revolução Francesa, um decreto da Convenção estipulava que todos os franceses, ricos ou pobres, deveriam comer o mesmo tipo de pão: “pão da igualdade”.

Nasceu assim a famosa baguete francesa, que é um tradicional pão pfrancês comprido e fino, feito com farinha branca, água gelada, sal e fermento. Seguiram-se outros padrões, como o estabelecido pelo imperador Napoleão III em 1856, que definia o peso e o tamanho do pão em 400 gramas e 40 cm. Após a Segunda Guerra Mundial, apareceram baguetes de 80 cm de comprimento. Hoje, seu tamanho padrão é de 250 gramas, 65 cm de comprimento e 3 a 4 cm de largura.


Baguete x Guerra: O que eles têm em comum


A famosa foto de Willy Ronis do menino parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete maior do que ele tornou-se pôster e percorreu o mundo, como uma marca da Paris no pós-guerra. Conta a história que ela teve sua origem nos tempos de Napoleão. Já que antes do imperador, os pães eram redondos para manter a conservação. Esta forma havia sido inventada pelos padeiros de Napoleão a fim de que pudessem ser facilmente transportados pelos soldados num bolso

da calça.


Receita:


Michele Maximila Rocha Sabocinski

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page