sw280497
top of page

15 di Agosto: il Ferragosto

ree

O Ferragosto é um feriado nacional italiano celebrado no dia 15 de agosto. A origem da palavra vem do latim Feriae Augusti (“descanso de Augusto”), criado pelo imperador romano Augusto em 18 a.C. para marcar um período de descanso e festividades após as colheitas.

ree

O Ferragosto não era tradicionalmente celebrado em 15 de agosto, mas sim em 1º de agosto (o primeiro dia do mês que o próprio Augusto instituiu). Foi a Igreja Católica que adiou o evento no calendário para que coincidisse com a Assunção de Maria .


O regime fascista de Benito Mussolini popularizou a tradição de viajar durante o Ferragosto. A partir de 1925, o regime organizou centenas de viagens para as principais cidades italianas, bem como para seus litorais e montanhas, facilitando as viagens da classe trabalhadora italiana por meio de tarifas de trem com grandes descontos. Válida nos dias 13, 14 e 15 de agosto, a oferta consistia em duas opções: viagens de um dia em um raio de 100 km ou viagens de três dias em um raio de 200 km.

ree

Em termos de impulsionar o turismo doméstico italiano, a iniciativa foi um sucesso estrondoso. Muitas famílias italianas puderam visitar as cidades artísticas de Veneza, Florença , Roma e Nápoles pela primeira vez, enquanto famílias que não tinham acesso ao mar puderam visitar o litoral; e famílias que viviam no litoral puderam se aventurar nas montanhas.

ree

Hoje em dia, os italianos geralmente fecham as portas e passam o dia ao ar livre, fazendo longas caminhadas, refugiando-se em praias ou montanhas, acendendo churrascos e relaxando com amigos ou familiares.

ree

Assim sendo, cuidado ao escolher este periodo para viajar na Italia porque é o periodo em que os italianos realmente viajam, estabelecimentos fecham.

O 15 de agosto também é o encerramento oficial das ferias de verão, tudo retoma o funcionamemto normal apos o feriado. Como o carnaval no Brasil.


Você sabe ler em Italiano? Qual a relação do Palio de Siena com o Ferragosto?


Michele Maximila Rocha Sabocinski


 
 
 

Comments


bottom of page