Até recentemente, a história mais tradicional e documentada das tortilhas originava-se de uma carta às Cortes de Navarra (Cortes de Navarra) em 1817. A carta falava sobre a dieta dos residentes de Pamplona, a capital: ovos batidos, batatas, Pão.
Há quem pense que se trata de uma invenção de Tomás de Zumalacárregui, um general da zona, que não lhe é necessário inventar este prato porque é fácil e nutritivo e pode matar a fome do seu exército. Outro disse o mesmo, o general morreu de fome em uma casa em Navarra, pedindo comida. A agricultora cozinhou apenas ovos e batatas e decidiu amassá-los até formar uma panqueca de ovo.
Outra versão apontava que a origem era um pouco posterior, o que deu ao chef belga Lancelot de Casteau uma receita em seu livro publicado em 1604. A declaração sobre os ingredientes usados é controversa.
As tortilhas até se tornaram objeto de pesquisas científicas! Recentemente, o cientista Javier López Linaje apontou que sua origem é de Villanueva de la Serena na Extremadura, Espanha no século XVIII.
Hoje, a batata é um dos ingredientes mais tradicionais da gastronomia espanhola, e a tortilha é a protagonista.
Receita:
Ingredientes:
5 batatas (de médias a pequenas)
5 ovos
½ cebola (opcional)
1 dente de alho (opcional)
Sal a gosto
Azeite de oliva para fritar
Modo de preparo:
1. Descasque as batatas e corte em quadradinhos pequenos e finos. Pode-se cortar também em rodelas finas e depois que já estiver frita, amassá-las na tigela. Corte também a cebola e o alho em pedaços pequenos.
2. Coloque o azeite numa frigideira para ir esquentando. A quantidade eu coloco no olhômetro. Tem que ser uma quantidade que dê para molhar a batata, a cebola e o alho. À medida que forem cozinhando, os ingredientes perderão líquidos e o azeite quase os cobrirá. Não queremos a textura de batata frita, e sim, cozida. Misture de vez em quando para não grudar no fundo da frigideira.
3. Batemos os ovos numa tigela. E então, quando estiverem cozidas, colocamos também a mistura das batatas ja cozidas na tigela e misturamos tudo, com sal a gosto.
5. Unte a nova frigideira (ou deixe só um pouquinho de azeite, se vai usar a mesma da fritura da batata). Colocamos a massa primeiro em fogo médio e em seguida, baixamos o fogo e vigiamos para que a tortilha não se queime nem grude.
6. Quando a parte de baixo estiver pronta, viramos a tortilha usando um prato como tampa. Nessa etapa que eu disse que é importante ter força no braço! Voltaremos a tortilha para a frigideira, só que agora, com a parte crua para baixo. Um truque, é deixar que a massa deslize pelo prato para dentro da frigideira.
Commentaires