sw280497

Qual a origem da Páscoa?


Na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e na mitologia germânica “Eostre ou Ostara” é a deusa da fertilidade, do amor e do renascimento . Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março.

Alguma coincidência com a Páscoa? Ovos, Coelho, renovação.....

A palavra “páscoa” surgiu do hebreu “pessach” (passagem), que segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida.

Para os cristãos, a Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja, sua ressurreição. Em muitos idiomas, a palavra páscoa segue esse seu sentido original, passagem.

Posteriormente, a igreja católica acabou por substituir às festividades pagãs de Ostara pela Páscoa, não sem absorver muitos de seus costumes, inclusive os ovos e o coelhinho da Páscoa. Podemos perceber isso pelo próprio nome da Páscoa em inglês, Easter, muito semelhante a Eostre.

Interessante observarmos como a humanidade se reorganiza, se adapta, e como somos capazes de encontrarmos semelhanças e de aprendermos com as diferenças entre as culturas.

Uma boa Páscoa a todos, que seja uma passagem para tempos melhores, que seja uma renovação do medo pela ponderação, do egoísmo pelo altruísmo, que seja fértil o amor no coração de todos nós.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(53) 98114-2754

R. Félix Xavier da Cunha, 613 - Centro, Pelotas - RS, 96010-000

Brasil, Brazil, Brasile

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube