Diz uma lenda irlandesa que existe um pote de ouro no final do arco-íris. Você já ouviu essa lenda? Se a sua resposta for sim, sinto te decepcionar… o arco íris não tem fim… Mas vamos refletir sobre o verdadeiro tesouro de suas cores.
The Castro ou Castro é um bairro em São Francisco na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tudo está estampado com as cores do arco íris. Um lugar alegre, leve e colorido em todos os sentidos. Gente bonita e de bom astral que defendem liberdade e paixão pela vida. Ao visitar o vale Napa, ou o Vale do silício, ou simplesmente conhecer São Francisco, não deixe de caminhar pelas suas inspiradoras calçadas que instigam a beleza de suas diferenças.
Em 2019 pude com meus pais, irmã,, cunhado, filho e marido desfrutar deste bairro que ensina a quem quer aprender:"as diferenças humanas oportunizam o auto-conhecimento porque se nossa essência fosse sempre igual, não nos reinventaríamos, logo não poderíamos mudar, evoluir." Ainda em suas paredes históricas: "Perceba-se, seja quem você precisa ser, observe-se, conhece-se, se você for diferente, aqui será respeitado, ninguém vai lhe apontar o dedo".
Aqui uma foto minha caminhando e refletindo sobre o que compartilho com vocês.
Dois anos depois, em 28 de Junho de 2021, para celebrar o movimento LGBTQIA+ Pelotas, a cidade onde vivo, pintou as cores do arco-íris também. Estaria aqui ou no Castro o pote de ouro?
Se considerarmos que seria somente uma lenda irlandesa, e que o 🌈 reflete um espectro infinito de cores, porque o movimento LGBTQIA estampa o arco-íris em sua bandeira?
Ao comentar sobre sua criação, Baker disse que queria transmitir as ideias de diversidade e inclusão, a partir do arco-íris, um elemento da natureza usado para representar que a sexualidade é um direito humano.
Em 01 de julho de 2021 o governador do estado do RS declarou sua orientação sexual como "gay". Eduardo, parabéns, a sua atitude, como pessoa pública, fez do nosso estado um lugar que respeita as diferenças, como no Castro, um lugar colorido, onde podemos ser amarelo, laranja, vermelho, rosa, lilás, etc, infinitas cores e não somente preto ou branco, como as esperadas fachas de segurança.
Sonho com um mundo colorido, de infinitas possibilidades, tais como as cores do arco-íris, onde as diferenças ensinem a observação, o aprendizado, a tolerância e o respeito.
Curiosidade: você sabe o que significam as letras recentes acrescentadas na sigla LGBT?
Na década de 1990, GLS era a sigla que definia os espaços, os serviços e os eventos para a comunidade gay. Entretanto, por ser excludente e ignorar diversas outras orientações sexuais e identidades de gênero, a Associação Brasileira LGBT (ABGLT) atualizou a nomenclatura para LGBT, para representar lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Hoje em dia a sigla está em LGBTQIA+ onde:
QUEER, do inglês, originalmente significava estranho, hoje é uma forma de designar todos que não se encaixam na heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterossexualidade e da cisgeneridade.
INTERSEXUAL, o termo substitui a palavra “hermafrodita” e define a pessoa que tem características sexuais femininas e masculinas.
ASSEXUAL, termo para pessoas que não possuem desejos sexuais. +
O + é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero. Aqui são incluídos os pansexuais, por exemplo, que sentem atração por outras pessoas, independente do gênero.
Então a sigla atual:
Para alguns, LGBTQIA+ pode ser apenas letras, mas o intuito é que um número cada vez maior de pessoas se sintam representadas pelo movimento e as suas pautas defendidas na sociedade. Cada letra representa um grupo de pessoas na sociedade que sofrem diferentes tipos de violência simplesmente pelo fato de não se adequarem aquilo que foi normatizado como sendo o esperado na sociedade. Quanto mais nós observarmos como seres humanos e compreendermos aa diferenças, menos as temeremos e teremos um mundo onde respeitar as diferenças é o "normal".
E o pote de ouro, bem, é a recompensa de uma sociedade composta por seres humanos plenos e conscientes.
Se nunca ouviu falar da lenda irlandesa, é a história que instiga o St.Patrick's day:
Comentários