sw280497
top of page

O pote de ouro est√° no fim do ūüĆą


Diz uma lenda irlandesa que existe um pote de ouro no final do arco-íris. Você já ouviu essa lenda? Se a sua resposta for sim, sinto te decepcionar… o arco íris não tem fim… Mas vamos refletir sobre o verdadeiro tesouro de suas cores.

The Castro ou Castro é um bairro em São Francisco na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tudo está estampado com as cores do arco íris. Um lugar alegre, leve e colorido em todos os sentidos. Gente bonita e de bom astral que defendem liberdade e paixão pela vida. Ao visitar o vale Napa, ou o Vale do silício, ou simplesmente conhecer São Francisco, não deixe de caminhar pelas suas inspiradoras calçadas que instigam a beleza de suas diferenças.

Em 2019 pude com meus pais, irmã,, cunhado, filho e marido desfrutar deste bairro que ensina a quem quer aprender:"as diferenças humanas oportunizam o auto-conhecimento porque se nossa essência fosse sempre igual, não nos reinventaríamos, logo não poderíamos mudar, evoluir." Ainda em suas paredes históricas: "Perceba-se, seja quem você precisa ser, observe-se, conhece-se, se você for diferente, aqui será respeitado, ninguém vai lhe apontar o dedo".

Aqui uma foto minha caminhando e refletindo sobre o que compartilho com vocês.


Dois anos depois, em 28 de Junho de 2021, para celebrar o movimento LGBTQIA+ Pelotas, a cidade onde vivo, pintou as cores do arco-íris também. Estaria aqui ou no Castro o pote de ouro?


Se considerarmos que seria somente uma lenda irlandesa, e que o ūüĆą reflete um espectro infinito de cores, porque o movimento LGBTQIA estampa o arco-√≠ris em sua bandeira?

Ao comentar sobre sua criação, Baker disse que queria transmitir as ideias de diversidade e inclusão, a partir do arco-íris, um elemento da natureza usado para representar que a sexualidade é um direito humano.

Em 01 de julho de 2021 o governador do estado do RS declarou sua orienta√ß√£o sexual como "gay". Eduardo, parab√©ns, a sua atitude, como pessoa p√ļblica, fez do nosso estado um lugar que respeita as diferen√ßas, como no Castro, um lugar colorido, onde podemos ser amarelo, laranja, vermelho, rosa, lil√°s, etc, infinitas cores e n√£o somente preto ou branco, como as esperadas fachas de seguran√ßa.

Sonho com um mundo colorido, de infinitas possibilidades, tais como as cores do arco-√≠ris, onde as diferen√ßas ensinem a observa√ß√£o, o aprendizado, a toler√Ęncia e o respeito.

Curiosidade: você sabe o que significam as letras recentes acrescentadas na sigla LGBT?

Na d√©cada de 1990, GLS era a sigla que definia os espa√ßos, os servi√ßos e os eventos para a comunidade gay. Entretanto, por ser excludente e ignorar diversas outras orienta√ß√Ķes sexuais e identidades de g√™nero, a Associa√ß√£o Brasileira LGBT (ABGLT) atualizou a nomenclatura para LGBT, para representar l√©sbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Hoje em dia a sigla est√° em LGBTQIA+ onde:

QUEER, do inglês, originalmente significava estranho, hoje é uma forma de designar todos que não se encaixam na heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterossexualidade e da cisgeneridade.

INTERSEXUAL, o termo substitui a palavra ‚Äúhermafrodita‚ÄĚ e define a pessoa que tem caracter√≠sticas sexuais femininas e masculinas.

ASSEXUAL, termo para pessoas que n√£o possuem desejos sexuais. +

O + √© utilizado para incluir outros grupos e varia√ß√Ķes de sexualidade e g√™nero. Aqui s√£o inclu√≠dos os pansexuais, por exemplo, que sentem atra√ß√£o por outras pessoas, independente do g√™nero.

Ent√£o a sigla atual:


Para alguns, LGBTQIA+ pode ser apenas letras, mas o intuito √© que um n√ļmero cada vez maior de pessoas se sintam representadas pelo movimento e as suas pautas defendidas na sociedade. Cada letra representa um grupo de pessoas na sociedade que sofrem diferentes tipos de viol√™ncia simplesmente pelo fato de n√£o se adequarem aquilo que foi normatizado como sendo o esperado na sociedade. Quanto mais n√≥s observarmos como seres humanos e compreendermos aa diferen√ßas, menos as temeremos e teremos um mundo onde respeitar as diferen√ßas √© o "normal".

E o pote de ouro, bem, é a recompensa de uma sociedade composta por seres humanos plenos e conscientes.

Se nunca ouviu falar da lenda irlandesa, é a história que instiga o St.Patrick's day:



78 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page