sw280497
top of page

O Brasileiro tem salvação?

Atualizado: 30 de jun. de 2021



Sorrindo, o Papa Francisco respondeu descontraído: "Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração" no fim da audiência geral do dia 26 de maio de 2021, para o Padre João Paulo, de Campina Grande(PB) que havia solicitado: "Santo Padre, reze por nós, brasileiros".

Certamente o Papa não acredita nisso, foi uma brincadeira entre dois humanos, cidadãos de nações irmãs. Mas, como foi o Papa quem disse, muitos se ofenderam, outros apreciaram a levesa e estado de espírito do Papa Francisco.


O que você, caro leitor, acredita? Nós Brasileiros temos salvação? Eu acredito que sim, todos temos, somos também filhos de Deus. O que devemos discutir aqui é: Há alguma verdade na piada? O que estamos fazendo como cidadãos? Qual o rumo que toma a nossa nação?


Ahhh professora, isso é muito complexo?

Nem tanto, vou explicar. O ser social que somos, digo nós Brasileiros, somos ainda cidadãos infantis, gozamos da infância de um adolescente, que confunde euforia com alegria, com pouca maturidade e experiência enxerga o que precisa de imediato como essencial e prioriza a si mesmo ao invés da comunidade. E por esta fase da inteligência social todas as nações, que entendemos como evoluídas, também passaram, estamos no nosso tempo.

Não somos piores do que os Europeus. Apenas menos inteligentes socialmente. Mas o que é inteligência?

Segundo o dicionário Aurélio, "a razão é a própria inteligência, ou a faculdade que tem o homem de estabelecer relações lógicas, de conhecer, de compreender e de raciocinar".

Eu concordo, porém completaria com: de adquirir conhecimento e ampliar a compreensão de si mesmo e do seu entorno, de aprender com as experiências vividas e observadas, de entender que toda ação gera uma reação e de que o que si sente é determinante para o auto-conhecimento e de que a sua comunidade é reflexo dos seus membros, inclusive ele próprio.....


Dificil com um conceito apenas definir inteligência, existem várias inteligências, são quase incontáveis as inteligências que compõem o nosso modelo mental. Vou citar aqui 3 que são importantes para a nossa reflexão:

- A inteligência Racional, a descrição primaria do dicionário, aquela que somos capazes de medir um coeficiente (QI), que nos possibilita adquirir conhecimento, armazená-lo e usá-lo.

- A inteligência emocional, nos permite administrar as emoções, seja para nos sentirmos bem, seja para construir relacionamentos saudáveis e positivos. Se a inteligência Racional é proporcional ao conhecimento adquirido, a Emocional ao auto-conhecimento, a auto-motivação, e ao auto-controle.

- A Inteligência social ou inteligência interpessoal, é a habilidade de entender e reagir adequadamente a seu meio social e desenvolver relações saudáveis e produtivas. Segundo Daniel Goleman, baseando-se na neurociência, a inteligência social consiste da percepção social (tais como empatia, compatibilidade) e faculdades sociais (tais como sincronicidade, autoapresentação e atenção a- A Inteligência social ou inteligência interpessoal, é a habilidade de entender e reagir adequadamente a seu meio social e desenvolver relações saudáveis e produtivas. Segundo Daniel Goleman, baseando-se na neurociência, a inteligência social consiste da percepção social (tais como empatia, compatibilidade) e faculdades sociais (tais como sincronicidade, autoapresentação e atenção ao outro).



Então, o Brasileiro tem sim salvação. O que nos falta é desenvolvermos a inteligência social, como?

Talvez a maneira mais óbvia seja através de experiências vividas como comunidade, no exemplo da Europa, as duas guerras mundiais, e epidemias auxiliaram para tal, as pessoas entenderam que se o todo não estiver bem, em algum momento para elas não estará e que os atos de cada indivíduo reflete no todo.

Ou Através da histórias e experiências vividas por outras comunidades, se admiramos, porquê não copiar? E se desprezamos, podemos fazer diferente, não acha?

Seja na vivência ou na observação o segredo para o desenvolvimento da inteligência social é a autocrítica e da tomada de responsabilidades nos próprios atos. Em miúdos, se cada um fizer a sua parte, teremos uma inteligência social mais desenvolvida, teremos um Brasil melhor.

Qual nação você admira como comunidade?



24 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Ferdinando Montano
Ferdinando Montano
Jul 13, 2021

Concordo com o texto, vejo nossa sociedade com uma educação comunitária muito superficial! Eu tive a oportunidade de morar num condomínio (edifício). Nesse condomínio tínhamos regras de convivências e um síndico, Poderíamos equiparar a um país com seu governante eleito por maioria e suas leis. Metade do moradores "pagavam" para não se incomodar, ou seja davam graças a Deus que alguèm pegou a "Bucha". As regras de boa convivência eram desrespeitadas diarimente, e eu pergunto: "Se não coseguimos nos respeitar como comunidade num simples edifício, como iremos evoluir como nação?"

Like
Smart Way Center
Smart Way Center
Jul 13, 2021
Replying to

Grazie mille per il tuo argomento, molto interessante!

Like
bottom of page