sw280497

Fish and Chips


Antes de tornar-se prato típico dos ingleses, o Fish and Chips foi aperfeiçoado por imigrantes judeus na metade do século 19.

Batatas fritas sobrepostas a um filé de peixe empanado, envoltas num papel banhado a óleo podem parecer um prato um tanto quanto indigesto. Na terra da rainha, porém, essa mistura é uma verdadeira instituição. O Fish and Chips é, de longe, o fast-food mais consumido da Grã-Bretanha. Seja em um prato de porcelana, em um cone de papel ou dentro de uma marmita plástica, as batatas com peixe matam a fome de milhões de ingleses das mais variadas classes todos os dias. Uma vez em Londres, é possível experimentar o prato com gostos, formatos e regados a especiarias diversas.

O Fish and Chips surgiu na metade do século 19, em meio à classe operária, logo depois de ser introduzida a "rede de arrasto" no Mar do Norte. Com essas redes era possível pescar peixes de diferentes qualidades e vendê-los a preços mais baixos. Ao serem transportados para o centro do país, e após uma adaptação da culinária judaica, viraram o alimento preferido dos homens do mar.

Quando foi criado, o peixe com batatas fritas estava embrulhado em um jornal velho. A partir de 1980, por questões higiênicas, os alimentos passaram a ser embalados em lenços de papel, que absorvem gorduras e óleos, para depois serem embalados em sacos plásticos.

Receita:

Para o peixe:

300 g de peixe branco em tiras (usei pescada)

óleo para fritar

1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de cerveja pilsen

1 gema

1 clara em neve

1 colher de chá de fermento em pó

sal e pimenta do reino moída na hora

Para batata frita:

batata asterix grande cortada em palitos grossos

sal

óleo para fritar

Modo de preparo

Batatas:

Basta fritá-las em óleo quente e temperar com sal.

Peixe:

Misture a farinha com o fermento. Junte a cerveja e a gema, misture bem. Adicione a clara em neve, misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino. Mergulhe o peixe na massa e frite em óleo quente.

Sirva com fatias de limão.

4 visualizações0 comentário

(53) 98114-2754

R. Félix Xavier da Cunha, 613 - Centro, Pelotas - RS, 96010-000

Brasil, Brazil, Brasile

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube