Antes de tornar-se prato típico dos ingleses, o Fish and Chips foi aperfeiçoado por imigrantes judeus na metade do século 19.
Batatas fritas sobrepostas a um filé de peixe empanado, envoltas num papel banhado a óleo podem parecer um prato um tanto quanto indigesto. Na terra da rainha, porém, essa mistura é uma verdadeira instituição. O Fish and Chips é, de longe, o fast-food mais consumido da Grã-Bretanha. Seja em um prato de porcelana, em um cone de papel ou dentro de uma marmita plástica, as batatas com peixe matam a fome de milhões de ingleses das mais variadas classes todos os dias. Uma vez em Londres, é possível experimentar o prato com gostos, formatos e regados a especiarias diversas.
O Fish and Chips surgiu na metade do século 19, em meio à classe operária, logo depois de ser introduzida a "rede de arrasto" no Mar do Norte. Com essas redes era possível pescar peixes de diferentes qualidades e vendê-los a preços mais baixos. Ao serem transportados para o centro do país, e após uma adaptação da culinária judaica, viraram o alimento preferido dos homens do mar.
Quando foi criado, o peixe com batatas fritas estava embrulhado em um jornal velho. A partir de 1980, por questões higiênicas, os alimentos passaram a ser embalados em lenços de papel, que absorvem gorduras e óleos, para depois serem embalados em sacos plásticos.
Receita:
Para o peixe:
300 g de peixe branco em tiras (usei pescada)
óleo para fritar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cerveja pilsen
1 gema
1 clara em neve
1 colher de chá de fermento em pó
sal e pimenta do reino moída na hora
Para batata frita:
batata asterix grande cortada em palitos grossos
sal
óleo para fritar
Modo de preparo
Batatas:
Basta fritá-las em óleo quente e temperar com sal.
Peixe:
Misture a farinha com o fermento. Junte a cerveja e a gema, misture bem. Adicione a clara em neve, misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino. Mergulhe o peixe na massa e frite em óleo quente.
Sirva com fatias de limão.
Comments