sw280497
top of page

A Ucrânia e as notícias em diferentes países


Como ler em outras línguas ajuda a formar conceitos conscientes sobre os fatos?

Saber Ler um outro idioma é:

1. antes de tudo ter mais ferramentas de informação à sua disposição,

2. poder discernir entre fontes diferentes verdadeiras (evitando fontes que geram informações confusas ou fakes)

3. escolher e refletir entre variados pontos de vista.


Quanto mais lemos pensamos sobre a IMPORTÂNCIA de refletirmos sobre os fatos e compreendermos e aprendermos com eles.


Muitos apressadamente querem ter uma opinião, EU, particularmente acho que compartilhar a minha opinião seja descabido, porque opinião é algo pessoal e que SE não serve para melhorar a vida das pessoas envolvidas, ela é INÚTIL e pode até mesmo causar danos. Então me abstenho em ler diferentes fontes, refletir e aprender com os fatos e traçar no plano mental a minha compreensão da história.


Ontem o mundo chorou com as notícias do leste Europeu. Não trago este blog para compartilharmos opinião. Mas para convidar os nossos leitores à buscarem fontes diferentes, refletirem IMPARCIALMENTE e traçarem um entendimento claro dos fatos.


Fato 1:

O conflito entre Rússia e Ucrânia não começou no último mês de novembro, quando Vladimir Putin ordenou o deslocamento de cerca de 100 mil soldados para a fronteira entre os dois países. A questão geopolítica é profunda e escancara cicatrizes deixadas ainda pelo período do pós-Guerra Mundial.


Fato 2:

A Ucrânia fazia parte da extinta União Soviética, mas declarou independência no dia 21 de agosto de 1991. O país era tratado como uma região chave da antiga nação socialista por ser a segunda região mais populosa e por concentrar grande parte do setor agrícola, industrial e de aparatos militares.


Fato 3:

O conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que, nos últimos anos, anexou países que faziam parte da extinta União Soviética e que atualmente conta com 30 membros.


Estes são apenas alguns fatos a serem considerados, leia em português, inglês, francês, espanhol e italiano e encontre mais fatores relevantes desta discussão. Sempre busque diferentes fontes em diferentes línguas, você vai se surpreender com as versões que encontrará.


Português


Francês


Inglês


Español


Italiano


Espera aí, e do outro lado da história? É válido buscar a notícia?

Jornal russo em inglês:


E em outros países?

Basta clicar no continente e no respectivo pais: https://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm


Boa leitura, que você possa criar a sua opinião de forma consciente sobre este ou qualquer outro assunto.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page